09 agosto, 2014

Surge uma Arara

Eram por volta das 10 horas da manhã em um silencioso remanescente da Floresta Amazônica, próximo as margens do Rio Cristalino, em Alta Floresta-MT. Fazia um calor de 35 graus; a mata inteira descansava de mais um amanhecer movimentado e disputado.
Posicionados em uma torre de observação, no meio da mata, a 30 metros de altura, podíamos ver o horizonte; nele o verde das copas das árvores se encontravam com o azul do céu. Tudo muito quieto, estava. Tentávamos imaginar toda a biodiversidade, que vivia por debaixo daquelas imensidão verde. Olhávamos para todos os lados, contemplando o que deveria ser eterno.
 Foi quando o horizonte trouxe, solitária a voar, uma linda Arara-canindé; seus gritos quebravam o silencio da mata e seu azul e amarelo traziam novas cores para o momento. Então a fotografia começou a entrar em cena, mas antes do primeiro clique, veio a imaginaçao, o desejo do fotógrafo de que aquela ave voando, pousa-se em um determinado galho próximo a torre, onde a luz estava perfeita.
A Arara veio se aproximando de frente, ao chegar próxima a torre, começou a circular, como estivesse a procura de algum lugar para descanso. E como um sonho, ela estava la, pousada exatamente no galho imaginado. Parecia que o acaso do momento era na verdade algo ensaiado. E sem esperar muito, começamos a fotografa-la.
Quando tudo não parecia poder ficar melhor, a natureza mostrou conseguir transformar um momento belo, em mágico, pois minutos após a Arara pousar, um bando de outras 5 chegou, circulou a torre e pousaram em galhos próximos.
A foto. Araras são aves grandes e podem ser muito agitadas, nesse dia, elas pareciam disputar o melhor lugar para ficar, e ficavam brigando para ver quem conseguia. Foi nessa disputa, em que consegui esta foto, a qual valeu o dia.



"O verdadeiro fotógrafo da natureza, como de resto qualquer fotógrafo, deve escolher o caminho com o coração e nele viajar incansavelmente, contemplando como pessoa inteira tudo o que é vivo. Absolutamente íntegro, sem propósito a alcançar, sem submissão a regras e fórmulas, sem necessidade de parecer brilhante ou original. Só assim, autêntico e livre, pode captar o espírito criador em movimento e criar coisas belas”. Araquém Alcântara



São Paulo-SP,  9 de agosto de 2014. 


Belezas naturais de São Paulo.

Um comentário:

  1. Parabéns sou um amante da
    natureza e achei suas fotografias simplesmente perfeitas.

    ResponderExcluir