04 outubro, 2014

As Linhas

     Uma ou mais linhas estéticas em uma foto, podem fazer um assunto simples transforma-se em arte.  São elas os detalhes, que conduzem o olhar do espectador pela foto, fazendo a mente fluir em pensamentos enquanto observa a imagem.
     Linhas diagonais, onduladas, retas, de cima pra baixo etc. Todas elas, não necessariamente juntas, fazem da foto algo interessante para o olhar. Não podemos, contudo, nunca dizer que são elas o único motivo que diferencia uma foto boa de uma ruim,  pois a fotografia é uma combinação de detalhes diversos, envolvendo sempre o fotógrafo, sua câmera e o assunto fotografado.
     Tentar explicar com palavras o que é de propriedade do sentido da visão é difícil. Uma foto traz infinitas mensagens, sendo difícil conseguir achar uma palavra que a defina. Justamente por isso, explicar o que são as linhas na fotografia, sem colocar exemplos é tanto quanto complicado.

    A primeira foto retrata diversas linhas, raízes se entrelaçando de forma, talvez, confusa. Contudo, o olhar sempre se foca em alguma linha específica e tende a segui-la.



     Nesta foto abaixo, a linha principal é a do tronco grosso, que sai do canto esquerdo, fazendo uma curva suave, até o canto médio direito. A ave empoleirada (Jacutinga), tem um papel importantíssimo, pois ela quebra a continuidade do olhar, por ser algo "inesperado"; no mundo da fotografia esse processo chama-se "Punctum", sendo ele tão essencial na fotografia quanto as linhas, mas farei outro post sobre o tal em breve.


     Abaixo: galho fino, ondulado, conduz o olhar de ponta a ponta, mas o espectador faz um pausa na libélula, que como na foto anterior, trata-se do "punctum". Destacasse nesta foto, além do galho ondulado, outras linhas: uma preta na diagonal no canto esquerdo e plantas fora de foco no canto direito. 





Curtam minha página no facebook, frequentes atualizações de fotos


São Paulo-SP
Amazônia, belezas naturais de São Paulo, linhas na fotografia, Victor Chahin

Nenhum comentário:

Postar um comentário